Saiba o que fazer
Como os seres humanos, os bichos também têm rituais. Assim, quando eles apresentam mudanças de comportamento, de performance física ou de alimentação estão dando sinais de que algo pode estar errado. Por isso, o dono, que conhece seu pet perfeitamente, deve sempre estar atento.
Alterações em relação ao apetite costumam ser mais preocupantes, pois podem prejudicar a nutrição do animal. Ele pode ficar inclusive mais lento, sem energia, já que não está recebendo os nutrientes necessários para sua rotina diária.
Os gatos, por exemplo, não têm horário certo para se alimentar, devendo o cuidador deixar ração à vontade, disponível no comedouro. Mas mesmo sem ter hora fixa para comer, você vai perceber se o bichinho não estiver se alimentando adequadamente. Repare na quantidade de ração que você colocou e se ela diminuiu num determinado tempo. Ou se o bichano, quando você depositar a ração novinha, não mostrar interesse na comida naquele momento ou num período posterior.
Motivos
As razões para a falta de apetite são várias. Mas, inicialmente, tente trocar a ração – um sabor diferente pode resolver o problema. Verifique também se o comedouro está limpo, pois restos antigos no fundo podem afastar o gatinho. Veja ainda se alguém da casa não está alimentando o animal com petiscos ou algo diverso da ração: isso vai matar a fome do seu amigo e ainda tornar o paladar dele mais seletivo, fazendo a ração indesejada.
Se nada disso funcionou, o melhor é procurar o veterinário, porque o problema pode ser mais complexo. Só o profissional habilitado pode fazer o diagnóstico correto, solicitar os exames e solucionar a questão de forma eficiente.
Conheça nossos produtos. Seu gato vai adorar!
Comentários